Skip to main content

Greve climática global em 24 de setembro de 2021

Chegou a hora de agir: Nós escolhemos o clima!

Greve climática global em 24 de setembro de 2021

Devemos agir agora para conter a crise climática, a extinção global de espécies e para poder cumprir o limite de 1,5 graus estabelecido pelo Acordo de Paris. Até agora, a grande coalizão, que governa a Alemanha, reagiu sem entusiasmo aos protestos de milhões de pessoas nas ruas. Mas com as próximas eleições federais podemos mudar isso: se enchermos as ruas novamente, juntos faremos do clima a questão central da eleição - e em 26 de setembro votaremos em prol de uma proteção climática consistente.

Quem desejar obter nosso voto nas próximas eleições federais deve proteger a liberdade das gerações futuras. Deverá entender que oferecer uma solução para a crise climática é uma grande oportunidade de tornar nossa sociedade mais moderna, mais democrática e mais justa, com a criação de milhões de bons empregos e a oferta de uma vida melhor para todos.

Solicitamos ao futuro governo que:

  • Abandone o carvão o mais tardar em 2030, e garanta que as populações afetadas por projetos de mineração de carvão não percam suas casas
  • expanda as energias renováveis ​​para pelo menos 80% do consumo bruto de eletricidade até 2030, de uma forma que a geração de energia seja cada vez mais ambiental e socialmente aceitável. O novo governo deve investir em eficiência em alternativas ao gás natural, como o hidrogênio verde.
  • invista mais em transportes públicos locais e amplie a infraestrutura de bicicletas, interrompendo todos os novos projetos de rodovias. Também deverá banir a venda de automóveis movidos a motores de combustão interna. Nossa proposta é a eliminação gradual desses veículos antes de 2030.
  • esteja comprometido com o clima e uma agricultura ecologicamente correta com preços justos para os produtores, bem com uma pecuária ecologicamente responsável. Deve também vincular os subsídios agrícolas predominantemente a prestação de serviços ecológicos.
  • que promova uma transformação socioecológica da economia através de investimentos em tecnologias e processos econômicos climaticamente amigáveis, em vez de continuar a subsidiar ramos da economia que causam danos ao clima.
  • garanta bons salários e crie um estado de bem-estar solidário para que a eletricidade, a habitação, a alimentação e a mobilidade sejam amigas do clima e ao mesmo tempo acessíveis a todos.
  • Defenda a justiça climática no Sul Global e que pelo menos dobre o financiamento climático alemão até 2025.
  • que rejeite acordos multilaterais prejudiciais ao clima, como o CETA e o Acordo UE-Mercosul, bem como tribunais de arbitragem privados e, juntamente com o maior número possível de países da UE, retire-se do Tratado da Carta da Energia. Através deste último, as empresas podem tomar medidas legais contra o encerramento de usinas de combustível fóssil em tribunais de arbitragem secretos.

 

Participe! Dia 24 de setembro, sexta-feira, sairemos às ruas em todo o país junto com o Fridays for Future. Se as precauções com a pandemia assim o exigirem, protestaremos usando máscara facial e mantendo a distância. Pessoas de todos os setores da sociedade deixarão claro para os partidos, através de protestos coloridos, que neste ano iremos eleger um governo comprometido com as mudanças climáticas. Esteja lá em prol de um bom futuro para todos! #Climatestrike #FridaysForFuture